Livro: A seleção
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 327
Avaliação: 5/5 

Sinopse: "Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

A trama se passa no futuro em um novo país chamado Iléa, que fica onde costumavam ser os Estados Unidos. O povoado de Iléa é dividido em níveis que vão de 1 ao 8 sendo que 1 a família real e 8 aos mendigos. 

O livro é escrito em primeira pessoa por America Singer, uma cantora que é apaixonada por um jovem chamado Aspen. Os dois são muito pobres, eles vivem em uma realidade onde as pessoas passam fome diariamente e alguns até morrem de exaustão. Apaixonada por Aspen, a jovem vive pensando em planos para o futuro dos dois, mas America é escolhida para A Seleção, uma competição onde 35 jovens fazem de tudo para conquistar o príncipe e se tornar uma rainha, com direito a muito, muito dinheiro. America não quer de jeito nenhum participar da seleção, mas quando ela é a garota escolhida em seu distrito, ela não tem escolha e é obrigada a ir ao castelo, onde o príncipe aguarda suas candidatas. 

"Na manhã seguinte, me vesti com o uniforme das Selecionadas: calças pretas, blusa branca e a flor de minha província - um lírio - em meu cabelo. Meus sapatos eu pude escolher. Eu peguei um par de sapatilhas vermelhas bem gastas. Eu achei que eu devia deixar claro desde o início que eu não era material para princesa."

A Seleção é o primeiro livro da Trilogia homônima, é um livro do gênero distopia (que por sinal eu amo!) mas também tem uma mistura de romance que torna o livro muito bom, e prende o leitor o tempo inteiro.
O livro me lembra um pouco os jogos vorazes no início, aquela coisa toda de distrito sabem? Mas é um livro super leve com personagens simples e é impossível não gostar da história, pelo menos todas as resenhas que eu li nos blogs comentam apenas coisas boas do livro.

No decorrer da história vamos conhecendo as outras participantes da seleção e o dia-a-dia no castelo, e o livro também contém muitas partes engraçadas relacionadas com a imensa fome de America e sua sinceridade em estar no castelo apenas pela comida.

Eu não tenho o livro físico, e isso é uma pena! Na verdade eu aluguei ele na biblioteca da escola porque já estava com muita curiosidade a respeito do livro tão bem falado e todas as minhas expectativas a respeito do livro não foram nada decepcionantes, ao contrário! O livro é cheio de surpresas e se tornou um dos meus favoritos! Esperem que logo haverá a resenha de A Elite e A Escolha.

                                                                Paula.

4 Comentários

  1. Eu tinha lido em e-book e então ele foi lançado em Portugal e eu comprei. Neste momento temos até ao segundo livro, mas acredito que seja editada a série completa :)
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo bom?
      Espero também que seja editada a série completa :)
      Beijos <3
      Paula Santos.

      Excluir
  2. Tenho que dar uma chance para esse livro. Como você mesmo disse, só vejo comentários bons sobre o livro. O problema é que tem tantos livros na fila que fica difícil dar uma chance.
    O blog tá lindo
    Beijos
    www.oclubedameianoite.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, tudo bom?
      Você precisa URGENTE dar uma chance a este livro rsrs, é um livro extremamente maravilhoso e tenho certeza que você vai adorar, entendo o fato de ter muitos outros livros na fila, mas da um furo na fila para esse que este livro merece hahah.
      Beijos <3
      Paula Santos.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.