Minissérie: A Casa Das Sete Mulheres
Criado por:  Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão e baseado no romance homônimo da escritora gaúcha  Letícia Wierzchowski
Ano: 203
Gênero: Drama, romance, aventura, história do Rio Grande do Sul. 
Diretores: Jayme Monjardim e Marcos Schechtman
Com: Camila Morgado, Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Daniela Escobar, Samara Felippo, Nívea Maria, Bete Mendes, Thiago Lacerda, Giovanna Antonelli, Werner Schünemann...
Avaliação:5/5

Sinopse: "Ambientada na década de 1830 durante a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, a trama conta a história da Guerra dos Farrapos a partir da visão das mulheres da família do líder revolucionário, Bento Gonçalves (Werner Schünemann). Durante os dez anos que durou o conflito, Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar) se refugiaram em uma estância para esperar a volta dos homens. O diário de Manuela conduz a narrativa."

Oi gente! Tudo bem? Hoje eu vim com a resenha da minissérie Brasileira, A Casa Das Sete Mulheres. Na realidade eu fui visitar a casa verdadeira onde ela moraram em Camaquã e fiquei encantada com tudo. Decidi de cara comprar o box da minissérie e até agora estou na Bad. 

A Minissérie mostra a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul contra os Caramurus que são do Império do Rio de Janeiro. Bento Gonçalves luta com seus guerreiros contra os Caramurus, que fazem armadilhas contra os Farrapos e quando avistam uma mulher correm atrás delas para "saciar" seus desejos sexuais e mesmo sem a autorização das mulheres, os Caramurus correm atrás delas e abusam delas em plena Guerra. 

Dona Maria é uma mulher muito rude, amarga que faz suas filhas sofrerem por conta de sua amargues. E por incrível que pareça, as três filhas se apaixonam por homens dos quais Dona Maria não gosta e reprovará. 

Dona Caetana é mulher de Bento Gonçalves. Bonita, Inteligente e que ama o marido mais que tudo. Tem de aguentar assédios e uma obsessão fora do normal de Bento Manuel que está sempre trocando de lado na guerra e tem uma grande inveja de Bento Gonçalves por ter a mulher que ama. Bento Manuel é falso e mal, fica do lado que está ganhando e está sempre mudando de lado na guerra. Faz armadilhas contra os Farrapos por uma inveja de Bento Gonçalves. 

Manuela, uma das filhas de dona Maria, se apaixona por um guerreiro Italiano Giuseppe Garibaldi , que chega na estância para ajuda Bento Gonçalves a derrotar seus inimigos. Giuseppe se apaixona perdidamente por Manuela, mas dona Maria não aceita esse romance tachando Garibaldi como um "galinha" que gosta de todas as mulheres. Quando Garibaldi pede a mão de Manuela em casamento, Dona Maria não deixa com que se casem e nem Bento Gonçalves, tio de Manuela. Após o pedido de casamento não ser abençoado pela família, Garibaldi vai a guerra junto de Bento, levando Manuela em seu coração. Manuela fica na dúvida se vai junto com ele ou se fica na estância junto da mãe.  Ela optou por ficar junto da mãe e mal imaginaria que Garibaldi iria conhecer uma outra mulher. Ana. Giuseppe deu a Ana o apelido de Anita e quando se casaram ela ficou com seu sobrenome, Garibaldi. E hoje os dois são conhecido como os heróis de dois mundos por terem lutado bravamente no Rio Grande do Sul e na Itália. 


O que dizer desta minissérie que me deixou no chão! Com a história mais linda do meu estado tão amado. Que deixa eu me orgulhar mais ainda do Rio Grande do Sul. 

Uma personagem que me cativou dês do início foi a Manuela. Ela é tipo vidente, prevê o futuro de suas irmãs e suas primas, mas quando se apaixona por Garibalde só consegue prever o futuro dele e de mais ninguém. Ela é um doce, protegida pela família de Bento Gonçalves e escreve sem cansar no seu diário. 

Anita é outra personagem cativante que, ao contrário de Manuela, é desprotegida e luta junto de todos os outros guerreiros Farroupilhas. Se apaixona por Garibalde também e está sempre ao seu lado. Os dois tiveram 3 filhos no total (mas isso não aparece na minissérie) e casaram. Anita morreu cedo com 28 anos lutando ao lado de Giuseppe na Itália. Quando Manuela ficou sabendo de sua morte, ficou esperando que Giuseppe voltasse para ela, mas ele nunca voltou pois seu coração era de Anita. Manuela esperou até seus 84 anos de idade por Giuseppe, sendo assim, ela esperou até sua morte por Giuseppe e ficou conhecida como "A Noiva de Garibaldi" em Pelotas onde passou a morar. 

Dois outros personagens que me deixaram na Bad de tão lindos foi a Rosário, irmã de Manuela, e o Capitão Estevão. Rosário e Estevão se apaixonam perdidamente e até poderiam se casar. O problema maior era que Estevão era o capitão dos Caramurus, inimigos dos Farrapos. Sendo assim, eles nunca poderiam se casar com a benção de dona Maria. 
Quando Estevão morre, Rosário não deixa de amá-lo, provocando um grande ciúmes em seu prometido, Afonso Corte Real, grande guerreiro dos Farroupilhas. Mas o espírito de Estevão começa a aparecer para Rosário para ficar perto dela o tempo todo. 

Bento Gonçalves lutou bravamente para separar o Rio Grande do Sul do Brasil. Mas como podemos ver, os Farrapos não ganharam a guerra pois até hoje o Rio Grande faz parte do Brasil. Bento morreu dois anos depois da guerra acabar por que tinha pleurisia e deixou sua amada mulher, Caetana e seus oito filhos. Mas, de acordo com Manuela, Bento até poderia ter ficado muito ruim por ter pleurisia, mas morreu por ter tido desgosto de ter perdido a guerra e não conseguir separar o Rio Grande do Sul do Brasil.

Bom gente, esta minissérie é a melhor de todas que eu já vi. Eu estou completamente apaixonada por muitos personagens, estou apaixonada pela história do Rio Grande e quero muito que vocês assistam essa minissérie e se apaixonem por tudo como eu. 


Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.