Livro: Por que Indiana, João?
Autor (a): Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas: 208
Avaliação: 5/5

Sinopse: "Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying."

Oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu trago a resenha de um livro que eu queria ler já faz um tempo e só agora consegui ler o livro: Por que Indiana, João?
Um livro que fala sobre um assunto que eu acredito que não possa ser cessado em redes sociais, escolas e qualquer outro lugar: O bullying! Uma coisa que eu não me canso de falar e lembrar as pessoas. 

O livro é narrado em primeira pessoa por João Vitor, João, aquele típico garoto tímido (e nerd) acaba por sofrer agressões todos os dias pelo seu jeito de ser. Além de agressões, sofre com apelidos sem graças e humilhações. 

Certo dia seu agressor de sempre - Guilherme - decidi que seria incrivelmente legal agredi-lo na frente dos colegas de turma, mas João irritado já com esse tipo de coisa reage aos tapas do agressor com um forte chute no meio das pernas. João mal imaginaria que viraria o sucesso da internet, pois seu amigo - Daniel - filmou tudo e como os dois compartilhavam um canal no youtube, decidiu postar o vídeo. 

João acaba ficando famoso e começa a ganhar mais segurança de si e a ser mais respeitado pelas pessoas que começam a chamá-lo para entrevistas em TV. Ah e seu canal no youtube acaba crescendo muito dês de então. 

Mas João acaba mudando seu comportamento e é claro, como virou basicamente uma celebridade, sua opinião sobre as coisas prevalecem muito e uma dessas opiniões vai acabar mudando a vida de algumas outras pessoas que também sofrem o mesmo que João. 
Ele acaba recebendo muitas consequências dês de então...


"Valentões também caem" 


Eu já li alguns livros que retratam o bullying e esse de fato é o meu preferido até o momento. 
Este é o livro de estreia de Danilo Leonardi que também tem um canal no youtube chamado Cabine Literária que eu já acompanhava.

O autor soube como fazer o personagem parecer real. A cada momento que lia o livro pensava que poderia ser simplesmente um amigo me relatando seus acontecimentos, não ficou aquela coisa superficial. 

Em vários momentos, temos cenas engraçadas com João. Levei o livro para o colégio e acabei rindo na frente das pessoas por causa de algumas cenas, foi constrangedor, até por que tive que explicar o motivo que tava rindo e como ninguém começou a rir junto também tive de ler para as pessoas entenderem. Mas também refleti muito sobre algumas vezes que vi algumas pessoas sofrerem com apelidos sem graças e humilhações e simplesmente não fiz nada. Por que não fazemos nada? 

O fato é que, eu mesma já senti na pele o que João sentiu, sentir o que é ser rejeitado por que você simplesmente não se "encaixa". Mas quais são os termos para se encaixar naquele grupinho? Consideram-nos anormais pelo simples fato de não gostarmos e sermos iguais a eles. Do nada riem da gente e geralmente em trabalhos escolares ficamos sem grupo porque ninguém quer "aquela guria esquisita" no grupo. 

Esse livro te faz refletir sobre não fazer nada a respeito do bullying, de a própria escola não observar isso e, se observar, não fazer nada a respeito por que considera apenas uma 'brincadeira. 

Além disso, o livro retrata a opinião das pessoas sobre as coisas e como essas opiniões, vindo de grandes influenciadores, podem modificar a vida de alguém, modificar seu modo de pensar sobre algo e isso pode levar a uma tragédia... Melhor não falar mais nada se não vai sair spoiler aqui. 

É sempre bom cada um fazer pelo menos algo para acabar com essa coisa ridícula e absurda que é o bullying, se ponha no lugar daquele que sofre. 

Espero que tenham gostado da resenha de hoje! Super beijos e até o próximo post!


                                                    Paula.

Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.